​O que é Segurança do Trabalho?
Segurança do trabalho pode ser entendida como um conjunto de medidas que são adotadas visando minimizar os acidentes de trabalho, doenças ocupacionais, bem como proteger a integridade e a capacidade de trabalho do trabalhador.
A Segurança do Trabalho é definida por normas e leis. No Brasil, a Legislação de Segurança do Trabalho compõe-se de Normas Regulamentadoras, leis complementares, como portarias e decretos e também as convenções Internacionais da Organização Internacional do Trabalho, ratificadas pelo Brasil.

Porque minha empresa precisa investir em Segurança do Trabalho?
Ao investir em segurança do trabalho, uma empresa, além de cumprir a legislação trabalhista executando os programas de segurança exigidos por lei, desperta em seus funcionários o "espÃrito prevencionista", isto é, mantém alerta, de forma espontânea, quanto aos riscos de acidentes, zelando e respeitando as normas de segurança. O outro retorno é o aumento da produtividade e da qualidade dos produtos além de melhor as relações humanas no trabalho.

Como minimizar os custos com acidente de trabalho?
A melhor maneira de minimizar os custos da empresa é investir na prevenção de acidentes. Muitos empresários tem a ideia errônea que devem diminuir seus investimentos em EPI,EPC, Treinamentos, etc. O custo de um acidente pode trazer inúmeros prejuÃzos à empresa, e a vida do Trabalhador.

Na minha empresa nunca ocorreu um acidente de trabalho. Preciso investir em segurança?
Isso não é correto. Investir em segurança também vai aumentar o grau de conscientização dos empregados. Fazer treinamentos de segurança vai melhorar o relacionamento entre eles. Se nunca aconteceu acidente não quer dizer que nunca vai acontecer. Nunca sabermos a hora que um acidente pode acontecer, por isso devemos estar sempre prevenidos.


